Civilidade, Gentileza

Habilidade de escuta: 9 dicas para você ser uma melhor ouvinte

21 out 2021 • por Gabriela Vassimon • 0 Comentários

A habilidade de escuta é uma das habilidades sociais mais importantes e que vem sendo cada vez menos praticada, principalmente pelas gerações mais novas, que usam mais as redes sociais para se comunicarem.

Vivemos com pressa, com mil pensamentos ao mesmo tempo e com isso nossa comunicação piora, e consequentemente a qualidade dos nossos relacionamentos.

Isso influencia muito em nosso bem estar e em nossa saúde emocional também, pois nos sentimos mais solitários quando sentimos que não fomos ouvidos e compreendidos.

Saber ouvir demonstra respeito, consideração, civilidade e gentileza!

Qual dessas dicas você vai praticar mais a partir de hoje?

1. Parafrasear e resumir

“Entendi, você está dizendo que está se sentindo triste pois ela é muito especial pra você e você não foi convidada para o casamento?”

Resumir é extrair a essência e, ao fazer isso, você demonstra que compreende o que está sendo dito.

2. Sinais não verbais

Olhar nos olhos da pessoa demonstra que você está atenda. Acenar com a cabeça, sorrir e outros gestos não verbais também transmitem mensagens.

3. Postura e espelhamento

Preste atenção na forma como você está parada em pé ou sentada. Pode ser interessante se espelhar na postura da outra pessoa. Isso mostra sintonia e conexão.

4. Faça perguntas abertas

Se não entendeu algo, pergunte. Procure fazer perguntas abertas, que comecem com “o que”, “como”, “quando”, “quem”, “onde”, “por que”, ou seja, aquelas cujas respostas não sejam apenas “sim” ou “não”.

Saber ouvir demonstra respeito, consideração, civilidade e gentileza!

5. Acrescente detalhes recentes

Quando for falar, acrescente comentários que mostrem que você ouviu e lembra algo que a pessoa disse há pouco tempo.

6. Esteja presente

É importante que você mostre um desejo genuíno de ouvir o outro. Não dá pra fingir interesse. Comece toda conversa com uma postura de ” o que vou aprender com essa pessoa?”

7. Ignore distrações

Ainda que apareça alguma outra pessoa ou estímulo por perto, se esforce para manter o foco em quem está falando. isso vale também para seus pensamentos e lembranças.

8. Não interrompa

É tentador acrescentar uma experiência ou opinião pessoal quando a pessoa está falando, mas controle-se. Espere uma pausa para fazer seus comentários.

9. Palavras de empatia

Parece o primeiro, mas aqui você vai emitir um pequeno comentário sobre o que a pessoa falou. Exemplo: “puxa, que chato!” ou “nossa, que difícil”. É muito comum, assim que a pessoa termina de falar, já começarmos a contar algo nosso sem fazer um comentário sobre a fala dela, o que mostra falta de atenção e empatia.

Não é fácil ser um bom ouvinte. Especialmente hoje, na era da distração. Mas com essas 9 dicas, você pode se tornar uma melhor ouvinte.

Confira nosso blog para mais sugestões como essas; E não deixe de dar uma conferida nos nossos cursos de etiqueta para todas as idades.

Posts Anterior
Próximo Post