Civilidade, Gentileza

Como Lidar com Frases e Comentários Maldosos

11 nov 2021 • por Gabriela Vassimon • 0 Comentários


Já recebeu um comentário maldoso ou uma opinião não solicitada? Como você reagiu? Às vezes ficamos sem reação, ou pensamos em muitas coisas que dá vontade de falar, mas nos contemos por saber que não são adequadas, e por saber que poderiam gerar ainda mais conflito. Fiz esse vídeo como uma brincadeira para falar tudo que gostaríamos, mas que não recomendo, pelo bem da civilidade e da convivência pacífica. Se quer saber qual é a minha orientação, leita esta matéria.

Eu sei, não é fácil ignorar ou sorrir.

Às vezes passam pela nossa cabeça algumas respostas grosseiras também, como mostrei no vídeo acima.

Muita gente acaba ficando muda, desnorteada com o que ouviu, sem reação. De fato, um comentário grosseiro ou uma opinião não solicitada nos tira do eixo, nos desestabiliza. Surgem um monte de sensações e emoções e ficamos sem saber o que fazer com tudo aquilo.

Por isso acaba se tornando mais fácil ignorar o comentário, em vez de responder de forma firme e assertiva. Porém, muitas vezes nos sentimos mal por nos calarmos e “engolirmos sapo”. É como se estivéssemos aceitando desaforo.

Como você responde a comentários maldosos?

Ainda assim, acho melhor ignorar e “aceitar” o desaforo do que responder com grosseria e acabar causando um conflito maior e se rebaixando ao nível da pessoa que foi rude.

Mas agora que você aprendeu como responder de forma firme e gentil, não precisa mais ficar muda se não quiser.
Mesmo escolhendo a opção 2, e respondendo de forma assertiva, não tenha a expectativa de que você conseguirá educar e mudar a pessoa. Sugiro que responda apenas com a intenção de se posicionar.

Acredito que devemos elevar a conversa e liderar pelo exemplo.

Portanto, independentemente se você escolher ignorar ou responder assertivamente, só de não responder com mais grosserias, você estará elevando a conversa e liderando pelo exemplo.

Ainda que o outro não aprenda a lição e não siga seu exemplo, ao menos você terá feito a sua parte e agido com civilidade.

Como você vai escolher agir a partir de hoje? Me conta nos comentários.

E cuidado para não ser VOCÊ a fazer o comentário maldoso

Muitas vezes fazemos comentários ou temos atitudes que expõem e chateiam o outro. Se você não tiver algo positivo para falar, na maioria das vezes é melhor não dizer nada. A exceção é com um irmão ou amiga muito próxima, ou aquela pessoa que vc tem liberdade para dar uma bronca de vez em quando. Mas MUITO cuidado para não achar que o que você tem a dizer é positivo, ou uma crítica construtiva. Muitas vezes não é positivo. Pode até ser verdade. Mas não faz sentido ser cruelmente honesto e causar um sofrimento desnecessário.

Se você não gosta de alguém, saia de perto, não conviva, não converse (ou converse o mínimo possível). Mas não se sinta no direito de expressar tudo que você sente, doa a quem doer. Ainda que tenham lhe causado dor, mostre desprendimento e compaixão.

Confira nosso blog para mais sugestões como essas; E não deixe de dar uma conferida nos nossos cursos de etiqueta e boas maneiras.

Posts Anterior
Próximo Post