Me diz uma coisa: desde que a pandemia acabou, você nota alguma dificuldade ou dúvida sua no que diz respeito a como agir em determinadas situações de trabalho? Ou até mesmo antes da pandemia, você já tinha alguma dúvida ou dificuldade? Talvez você não se lembre de dificuldades suas, mas gostaria de aprender a lidar melhor com algum colega que você considera difícil. Se você já passou por uma ou mais dessas situações, continue aqui comigo.
Como esta notícia da CNN explica, com a retomada do trabalho presencial pós-pandemia, muitas empresas enfrentam o desafio de readaptar funcionários ao ambiente de escritório, levando a um aumento na procura por cursos de etiqueta no local de trabalho.
Não sei se você faz parte da turma que voltou totalmente ao trabalho presencial, se está cem por cento em home office ou se atua de forma híbrida. Acredito que aqueles que voltaram totalmente ou parcialmente ao trabalho presencial estejam tendo mais dificuldades nessa readaptação, afinal foi bastante tempo distante do convívio diário com colegas e clientes. Outro ponto que na minha opinião dificulta esse retorno é o fato de que após a pandemia alguns comportamentos mudaram, como a forma das pessoas se cumprimentarem, por exemplo.
Tradicionalmente o aperto de mãos é o cumprimento mais utilizado e mais aceito no ambiente corporativo brasileiro, e é o que a Etiqueta ocidental realmente indica para situações profissionais. Porém, no cenário pós pandemia muitos de nós agora ficam em dúvida sobre estender ou não a mão a alguém para cumprimentar, com receio de estar sendo invasivo ou de que o outro esteja evitando o toque físico.
Minha recomendação é de que você continue tomando a iniciativa de oferecer um aperto de mãos, afinal, é melhor pecar pelo excesso de educação do que pela falta dela. Ademais, a pessoa que toma a iniciativa de estender a mão está se mostrando segura e autoconfiante, o que tende a somar pontos em qualquer relação, seja profissional ou não. Claro que se você notar algum sinal não verbal da pessoa – como, por exemplo, ela se mantém o tempo todo bem distante de você – talvez seja melhor não oferecer a mão e caprichar apenas na saudação, no contato visual e no sorriso.
Ao fazer um curso de Etiqueta no trabalho, você irá aprender a lidar com situações diárias e corriqueiras como essa que citei acima e muitas outras.
Segundo o artigo da CNN, mais de 60% das empresas planejam implementar treinamentos de etiqueta, como uma forma de melhorar o comportamento inadequado de funcionários que levaram hábitos domésticos para o escritório ou que têm pouca experiência profissional.
A CNN também conta que a demanda por esses cursos dobrou nos últimos dois anos, destacando a necessidade de fazer ajustes à era do trabalho híbrido para manter equipes produtivas e felizes.
Nós, da Escola de Gentileza – civilidade e etiqueta, de fato estamos notando esse aumento na procura pelos nossos cursos de Etiqueta para profissionais. Aumentou a procura de empresas buscando tanto por cursos presenciais quanto por cursos online para equipes de funcionários.
Só no mês de março, por exemplo, viajei para dois Estados para ministrar treinamentos presenciais sobre inteligência emocional no trabalho, civilidade, comunicação civilizada, atendimento e hospitalidade, e etiqueta corporativa – que inclui lições ligadas à aparência, uniforme, postura, primeiras impressões, comunicação não verbal, comunicação escrita, presença digital, como se comportar em reuniões online e presenciais, como se comportar em eventos e viagens de negócio, como receber e visitar clientes.
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Outro tema que tem sido muito procurado aqui na Escola de Gentileza pelas empresas é o de Etiqueta à mesa, principalmente para treinar funcionários que se encontram presencialmente com clientes para almoços ou cafés. Equipes que trabalham em setores como vendas, comercial e gerência representam algumas das funções dos nossos alunos, que saem do curso se sentindo mais seguros e preparados para enfrentar situações à mesa.
Também percebemos um aumento na procura pelo nosso curso de Etiqueta no trabalho por profissionais pessoa física, o que indica que muitas pessoas, em vez de apenas depender do empregador para lhe oferecer capacitação, estão buscando por iniciativa própria esse tipo de conhecimento para aumentar sua empregabilidade e melhorar sua performance, resultados e relacionamentos no trabalho.
Um de nossos alunos disse “Mudei o meu modo de agir e tratar as pessoas com quem eu trabalho e atendo”, enquanto outro falou: “Estou mais confiante em conversar com as pessoas.”
Se você acha que Etiqueta é algo engessado e rígido, provavelmente não conhece nossas aulas. Olha o que uma aluna nos disse recentemente: “O treinamento foi feito de uma forma leve, trouxe mais clareza sobre um assunto que talvez seja tratado como algo difícil.”
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Como o artigo da CNN bem aborda, falhas comuns cometidas por funcionários incluem volume de voz muito alto ao telefone, bagunça, vestimenta inadequada, uso impróprio de emojis e linguagem excessivamente informal. Eu acrescentaria nessa lista: erros de português, falta de pontualidade, falta de escuta ativa, interrupções na fala, uso do celular em momentos indevidos, falta de cordialidade entre colaboradores e colegas, e entre colabores e clientes.
Como sempre digo, é importante dizer “bom dia” mesmo a um colega com que não nos damos muito bem. Admiração é diferente de respeito. Ainda que você não admire ou se identifique com alguém, você lhe deve respeito. Ademais, cultivar um clima de cordialidade e gentileza fará bem não apenas aos outros, mas também a você mesmo. Seja o exemplo!
O artigo da CNN também observa que colaboradores em todas as fases de suas carreiras podem se beneficiar de um curso de etiqueta corporativa, e acrescenta que conteúdos sobre etiqueta nos negócios são especialmente importantes para a geração Z, pois muitos iniciaram suas carreiras já no home office e podem ter perdido a oportunidade de desenvolver seu comportamento profissional devido à pandemia.
Quero ressaltar que, de fato, não importa qual o seu nível hierárquico ou há quanto tempo você atue na sua área, um curso de Etiqueta no trabalho será muito valioso para sua carreira. Já dei aula para muitos líderes que achavam que não precisavam estar ali, pois pensavam que já sabiam muito e que apenas seus subordinados precisavam aprender mais. Ao longo do treinamento e ao final, entretanto, esses líderes verbalizaram sobre o quanto aprenderam e sobre como foi importante também relembrar coisas que já sabiam, mas que muitas vezes não colocam em prática, como esses alunos abaixo, que disseram:
“Achei dinâmico e esclarecedor, tema muito importante e excepcional para a liderança; a palestrante muito clara e objetiva.”
“Muitas reflexões de situações que podemos melhorar no nosso dia a dia. Sugestões assertivas e simples, mas que por vezes deixamos passar pela rotina, mas que são primordiais para a nossa entrega, com busca na excelência.”
“Dia de grande aprendizado e reflexão, como nosso comportamento pode refletir na vida das pessoas a nossa volta, tanto de forma positiva como negativa. Reforça a importância de nós gestores sermos os replicadores aos nossos liderados, buscando construir uma sociedade mais justa e íntegra.”
Seguimos aqui firmes e felizes nessa jornada incrível que é contribuir para a formação dessa “sociedade mais justa e íntegra” como o aluno comentou, e também mais gentil, cordial, civilizada, respeitosa e agradável.
Venha você também fazer parte desse movimento, clique aqui para participar dessa jornada com a gente.