Etiqueta Social

Dicas de etiqueta no avião

22 fev 2023 • por Gabriela Vassimon • 0 Comentários

Quase todo mundo gosta de viajar. Porém, o deslocamento costuma ser a parte menos prazerosa da viagem. Já que não tem como evitá-lo, podemos fazer o que estiver ao nosso alcance para tornar esse momento o mais agradável possível, para nós e para os outros. Trouxe algumas orientações para te ajudar com isso. Boa viagem! Ou melhor, boa leitura!

ETIQUETA-NO-AVIÃO (1)

1. Vá direto para o seu assento

Deixe de fácil acesso as coisas que for precisar pegar durante o voo. Exemplos: casaco, comidinhas, livro. Ao entrar no avião, procure ser ágil na hora de guardar seus pertences no compartimento acima das poltronas e sente-se logo para liberar o corredor.

2. Cuidado antes de tirar tênis e meias

Às vezes não conseguimos sentir nosso próprio cheiro, então tome cuidado para não remover seus tênis e espalhar um odor desagradável.

3. Pergunte antes de reclinar sua poltrona

Ok, a poltrona é sua. Mas considerando que você está compartilhando um espaço apertado e que você é uma pessoa civilizada que se preocupa com o impacto de suas ações sobre os outros, o indicado é que antes de reclinar seu encosto você se vire para a pessoa que está sentada atrás de você e pergunte se está tudo bem você reclinar a poltrona.

Se não quiser perguntar, no mínimo olhe para trás e veja se há espaço. Caso contrário você pode acabar acertando a pessoa com um movimento brusco, derrubando itens da bandeja dela ou dificultando que ela use um notebook sobre a bandeja.

Uma alternativa é reclinar um pouco, não totalmente. Ou então reclinar totalmente, mas não durante o voo inteiro.

4. Mantenha conversas breves

Faça contato visual, dê um sorriso e diga uma saudação ao seu vizinho (“boa tarde”). Mas só engate em uma conversa se a outra pessoa der sinais de que está interessada. É preciso ter cuidado e estar atento aos pequenos sinais que a pessoa ao seu lado pode estar dando para tentar te mostrar que não quer conversar, como por exemplo: colocar os óculos escuros, abrir um livro, por o fone de ouvido, mudar os canais do monitor. Respeite esses sinais. Você pode estar disposto e animado com a viagem, mas a pessoa pode estar cansada, há horas sem dormir ou simplesmente preferir viajar em silêncio.

Pode acontecer de você encontrar um conhecido ou de conhecer alguém que compartilhe interesses comuns. Mesmo que vocês estejam gostando da conversa, o volume pode incomodar outros passageiros. 

E se você quiser dormir, ler ou trabalhar e seu vizinho não parar de falar e não notar seus sinais? Diga, com educação, algo como: “foi um prazer falar com você, mas preciso…”

Se já souber que não está a fim de conversa aquele dia, já coloque seu fone ou abra seu livro assim que se sentar. 

É preciso ter cuidado e estar atento aos pequenos sinais que a pessoa ao seu lado pode estar dando para tentar te mostrar que não quer conversar, como por exemplo: colocar os óculos escuros, abrir um livro, por o fone de ouvido, mudar os canais do monitor.
É preciso ter cuidado e estar atento aos pequenos sinais que a pessoa ao seu lado pode estar dando para tentar te mostrar que não quer conversar, como por exemplo abrir um livro, revista ou jornal.

5. Evite comidas com cheiro forte

Se você gosta de levar algum lanchinho para comer no avião, procure levar biscoitos ou frutas que não tenham cheiro forte. Evite alimentos como sanduíche de atum, salgadinho de cebola, etc.

6. Evite ações ligadas à higiene pessoal

Tudo bem pingar colírio nos olhos ou passar hidratante nas mãos enquanto estiver na sua poltrona. Mas se precisar usar o fio dental, pentear o cabelo, limpar o nariz ou a orelha, vá ao banheiro ou espere até chegar ao hotel. Evite usar perfumes ou hidratantes muito fortes, já que o ar não circula muito e pode incomodar os outros. Por outro lado, não esqueça de passar o desodorante. Também é interessante ter balinhas de menta para um bom hálito.

7. Mantenha-se no seu espaço

Eu sei que viajar de avião pode não ser muito confortável, mas os outros passageiros estão na mesma situação que você. Então procure não invadir o espaço do outro, cuidando para que seus objetos, braços e pernas limitem-se ao seu espaço. Uma almofada para o pescoço é uma boa alternativa para evitar que você cochile e seu pescoço recline na direção do seu vizinho.

Vá ao banheiro o mínimo necessário, já que cada vez que você levanta os outros também são forçados a se mexer. Se você gosta de beber bastante líquido ou sabe que vai muito ao banheiro, procure comprar o assento do corredor. Cuidado para não pressionar o banco da frente com suas pernas. Lembre-se que aquele é o encosto de alguém.

Viajar de avião pode não ser muito confortável, mas os outros passageiros estão na mesma situação que você.
Viajar de avião pode não ser muito confortável, mas lembre-se que os outros passageiros estão na mesma situação que você.

8. Atenção com os eletrônicos

Silencie o volume dos seus aparelhos. Caso queira assistir a um filme ou ouvir música, sempre use o fone de ouvido e mesmo assim mantenha o volume baixo. Tem pessoas que deixam o volume tão alto que mesmo utilizando o fone de ouvido acabam incomodando quem está próximo.

9. Cuide da limpeza

Ao usar o banheiro, enxugue a pia e o assento do vaso se você os tiver molhado. Se ao terminar de comer tiver sujado sua bandeja, limpe com o guardanapo ao final da refeição. Lembre-se de entregar as embalagens vazias quando as aeromoças passarem para recolhê-las.

10. Espere sua vez

Todos querem sair do avião, por isso respeite a ordem das fileiras e deixe as pessoas que estão à sua frente saírem primeiro. Se estiver saindo pelo corredor e tiver pessoas nas fileiras da frente querendo sair, pare e deixe elas passarem. Se você estiver com pressa pois tem outro voo na sequência, avise as pessoas próximas e peça licença. Normalmente quando existe essa situação as próprias aeromoças anunciam no alto falante e chamam primeiro os passageiros que estão em conexão.

11. Deixe as pessoas confortáveis

Se você for usar o notebook e ocupar a bandeja, e estiver sentado no meio ou no corredor, avise logo no início para a pessoa ao seu lado que ela pode te avisar caso precise passar. Pode parecer besteira, mas se você não fizer isso há pessoas que vão ficar envergonhadas e não vão pedir licença. Mas quando você já dá esse aviso no início, mostra que você é gentil, tem consideração e deixa a pessoa mais à vontade para pedir licença.

12. Vire-se de frente ao entrar e sair

Ao entrar ou sair de qualquer fileira (avião, cinema, teatro), vire-se de frente para a pessoa que está sentada. É menos desagradável do que passar com o traseiro na frente dela, e te dá a chance de dizer “com licença” e “obrigado” enquanto faz isso. 

13. Saindo e voltando do assento

Se você é a pessoa que precisa sair: ao se levantar do seu assento, apoie-se no apoio de braço e não na poltrona da frente. Por mais leve que você se apoie, pode acabar acordando, assustando a pessoa ou até prendendo o cabelo dela. Lembre-se da dica 12, saia de frente.

Se é outra pessoa que se levantou e você está no meio ou no corredor: o mais gentil é que você se levante e vá para o corredor, lhe dando espaço para passar, em vez de fazer com que a pessoa tenha que se espremer para passar.

14. Não coloque seus itens abaixo do seu assento

O lugar para bolsas é embaixo da cadeira da frente. Se você estiver sentado na primeira fileira, não haverá poltrona à sua frente, então você deve colocar todos os seus pertences no compartimento superior. Não use isso como justificativa para usar a sua poltrona, pois estará tirando o espaço da pessoa de trás. Não se sinta em desvantagem, você tem a vantagem de ter mais espaço para esticar as pernas e de não ter ninguém sentado à sua frente.

15. Viajando com crianças

Crianças são crianças, e é difícil que permaneçam quietinhas durante toda a viagem. Mas não seja o tipo de pai que ignora o que o filho está fazendo. Se seu filho estiver incomodando alguém, converse com ele. Não deixe que ele fique chutando a poltrona da frente, ou passe horas virado encarando ou fazendo careta para a pessoa de trás.

Se alguma criança sentada atrás de você estiver incomodando, uma maneira sutil de chamar atenção dos pais é olhar para trás e sorrir. Se não resolver, você pode primeiro puxar assunto, para evitar começar reclamando e deixando-os na defensiva. Comente algo como: ele deve estar ansioso pra sair logo daqui, né? Depois que os pais responderem pergunte qual a idade da criança. E só depois diga de forma gentil: será que vocês podem me ajudar? Ele está chutando a cadeira e está me incomodando. Tendo conversado um pouco antes de reclamar, as chances deles estarem mais receptivos e levarem numa boa são maiores. Às vezes não há muito a se fazer com um bebê chorando.

Se nada disso adiantar e for uma criança acima de 4 anos e ela estiver correndo no corredor e gritando, por exemplo, fale com a aeromoça. Se você notou que os pais não estão conseguindo ou não estão interessados em cuidar da situação, é melhor evitar insistir em reclamar com eles, pois a situação pode virar um conflito.

Lembre-se que você já foi criança. Para bebês e crianças, a mudança de altitude e de ambiente pode gerar muito desconforto. Procure ter paciência e se notar que algum pai ou mãe está viajando sozinho com um bebê, ofereça ajuda se você se sentir confortável. Às vezes só o fato de você segurar uma mamadeira já ajuda muito. Caso deseje pode até oferecer para segurar um pouco o bebê.

Para bebês e crianças, a mudança de altitude e de ambiente pode gerar muito desconforto.
Para bebês e crianças, a mudança de altitude e de ambiente pode gerar muito desconforto.

16. Quem fica com qual apoio de braço?

Há uma certa controvérsia sobre isso. Alguns especialistas dizem que a pessoa que fica no assento do meio tem direito a usar os dois apoios. A da janela e a do corredor teriam apenas um para cada. Isso porque a poltrona do meio é considerada a mais desconfortável, já que a pessoa não pode se inclinar ou esticar para nenhum lado.

Outra opinião muito popular, de acordo com uma pesquisa da British Airways sobre etiqueta no voo, é que cada pessoa deve usar apenas um apoio de braço. Em caso de dúvida você pode perguntar educadamente ao seu vizinho qual apoio ele gostaria de usar.

17. Seja gentil

Se ao entrar ou sair do avião você notar que alguém está com dificuldades, por exemplo, uma senhora ou uma mãe viajando sozinha com um bebê, ofereça ajuda para segurar uma sacola ou com aquilo que ela necessitar.

O trajeto da viagem é uma loteria. Não sabemos o que vai acontecer. Alguns são agradáveis e outros se tornam um pesadelo. Não podemos controlar os outros, mas podemos fazer a nossa parte. Quanto mais pessoas aprenderem sobre boas maneiras, civilidade e etiqueta, mais viagens pacíficas e prazerosas acontecerão.

Posts Anterior
Próximo Post